29/09/2025
Quando se fala em equipamentos para a indústria alimentícia, segurança elétrica é uma obrigação, não é um diferencial, mas um compromisso inegociável. Afinal, esta é uma área onde as operações envolvem altas temperaturas, pressão, eletricidade e, principalmente, alimentos destinados ao consumo de milhares de pessoas todos os dias, o que torna obrigatória essa postura.
A certificação do equipamento não é apenas uma exigência legal, mas uma demonstração de responsabilidade com o mercado, com a cadeia produtiva e com os consumidores finais. E nesse cenário, o papel do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é fundamental como regulamentador.
Veja o que está em jogo quando o assunto é certificação
O processo de certificação dos equipamentos envolve uma série de exigências técnicas e normativas. Para ser aprovado, cada produto precisa atender a critérios rigorosos relacionados à segurança elétrica, resistência de materiais, integridade estrutural, eficiência térmica, conformidade ambiental, entre outros pontos.
Além disso, empresas que operam sob Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) passam por auditorias periódicas, que avaliam não só os produtos finais, mas todo o processo produtivo, a rastreabilidade de componentes, os registros técnicos, os procedimentos de testes e a capacitação das equipes envolvidas.
É um processo criterioso, que exige planejamento, padronização, investimentos contínuos e cultura organizacional focada em excelência operacional. Diante disso, não apenas as empresas estão buscando estar de acordo com as normas estabelecidas, como norteiam sua busca por parceiros que também se comprometam.
Metalcubas: 100% de conformidade com a portaria 148/2022 do Inmetro, é um compromisso levado a sério
Com mais de 15 anos de atuação no mercado, a Metalcubas tem orgulho de manter, ano após ano, a certificação de 100% dos seus produtos.
Isso significa que todos os equipamentos da marca, que vão de fritadeiras industriais a chapas bifeteiras, grills e fornos, foram avaliados e aprovados nos critérios técnicos mais exigentes do setor, garantindo segurança elétrica de seus equipamentos, durabilidade e conformidade legal para quem compra, revende ou utiliza os produtos.
Essa conquista representa o reconhecimento de uma empresa que leva a sério a responsabilidade técnica, cumpre as normas com rigor e investe na melhoria contínua. E isso tudo porque acredita que garantir segurança e boas práticas reflete em toda a cadeia produtiva e desenvolvimento de um setor.
Credibilidade que fortalece nossos parceiros
Para os clientes lojistas, distribuidores e redes institucionais, essa conformidade representa segurança jurídica, redução de riscos operacionais e valorização do portfólio comercial. Isso mantém o mercado competitivo e regulado, e garante que marcas certificadas e comprometidas com a excelência sejam um fator decisivo na hora da compra e revenda.
Além disso, a Metalcubas entende que, além de fabricar equipamentos de alta performance, tem o papel de informar, orientar e fortalecer o setor. Por isso, seja no blog ou nos demais canais de comunicação e contato, acompanhe nosso trabalho e tenha acesso a tudo o que queremos compartilhar em relação a conhecimento técnico, tendências do mercado, inovações e boas práticas.